Logomarca BCB

Moedas Comemorativas


MOEDA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE

Em dezembro de 1997, a cidade de Belo Horizonte completou um século de fundação. Como parte das comemorações, o Banco Central lançou uma moeda comemorativa em prata, com valor facial de R$3,00, com motivos alusivos à história e à vida mineiras.

 

moeda de prata comemorativa do Centenário de Belo Horizonte Valor facial: 3 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado N. 005859: 20.000
Total fabricado: 20.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 11,5g
Composição básica: Prata 925
Diâmetro: 28mm
Bordo: serrilhado
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil
Criação e modelagem: Glória Ferreira Dias
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
ESGOTADO
DESCRIÇÃO

No anverso, a convivência harmoniosa entre passado e presente, tradição e modernidade, tão peculiar à personalidade mineira, está retratada pelo detalhe da fachada da Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra-prima do conjunto urbanístico da Pampulha, pelo detalhe da iluminação do Viaduto de Santa Tereza, marco arquitetônico no fim dos anos 20 e pela alegoria da Serra do Curral, símbolo da cidade que expressa a preocupação da população com questões relativas à preservação do meio ambiente.

No reverso, está presente conjunto de linhas sinuosas alusivas ao belo horizonte proporcionado pelas montanhas integradas às curvas da Igreja de São Francisco, arquitetura revolucionária de Oscar Niemeyer, reveladora das inusitadas possibilidades plásticas do concreto armado, em contraposição ao rígido vocabulário funcionalista da época.

É interessante ressaltar que Belo Horizonte é o primeiro município brasileiro a ser celebrado com uma emissão desta natureza.