Logomarca BCB

Planejamento Estratégico

 

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes à inserção do BC no Planejamento Plurianual Governamental – PPA e às Orientações Estratégicas do Banco Central do Brasil, formuladas para o período de 2016 a 2019.

O planejamento estratégico do Banco Central do Brasil tem o objetivo de estabelecer um foco para a atuação da Instituição. Ele leva em conta os desafios identificados e as mudanças ocorridas nos ambientes interno e externo e as orientações emanadas da alta administração. O planejamento estratégico é revisado periodicamente e se inicia com a definição das orientações estratégicas, o que envolve um esforço coletivo de reflexão por parte dos executivos da Instituição.

Das orientações estratégicas, aprovadas pela Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, fazem parte a missão institucional, a visão de futuro, os valores organizacionais e os objetivos estratégicos da Organização. Na sequência do processo de planejamento, as orientações estratégicas norteiam a condução dos macroprocessos da Instituição, a definição dos projetos viabilizadores da estratégia pretendida, a priorização da utilização dos recursos disponíveis e, além disso, promovem aprimoramentos nas práticas de gestão e induzem as necessárias mudanças na cultura organizacional.

As orientações estratégicas vigentes, definidas em outubro de 2015 e formuladas para o período de 2016 a 2019 são as seguintes:


  • Missão

    Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.


  • Visão de futuro - 2019

    O Banco Central, por sua atuação autônoma e de excelência, será cada vez mais reconhecido como essencial à estabilidade econômica e financeira.


  • Valores Organizacionais

    • Integração - Promover a coesão e a colaboração organizacional, alinhando esforços e compartilhando conhecimento;
    • Ética - Agir com integridade, honestidade e probidade para a preservação dos interesses institucionais e dos princípios que regem a Administração Pública;  
    • Excelência -Aprimorar continuamente os padrões de desempenho e a qualidade dos produtos e serviços;
    • Compromisso com o Banco Central - Agir com dedicação e responsabilidade, com foco no interesse da instituição;
    • Foco em resultados - Atuar com iniciativa e eficiência, priorizando ações relevantes para alcançar os objetivos da Instituição;
    • Transparência - Comunicar ações e decisões, de forma clara e oportuna, observadas as restrições de ordem legal ou de caráter estratégico;
    • Responsabilidade socioambiental - Atuar com respeito aos cidadãos, aos colaboradores e ao meio ambiente.


  • Objetivos Estratégicos 2016 - 2019


    1. Assegurar o cumprimento das metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional;
    2. Manter a solidez, a eficiência e o regular funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e da infraestrutura do mercado financeiro;
    3. Promover a cidadania financeira e fortalecer o relacionamento com a sociedade e os poderes públicos;
    4. Aprimorar o arcabouço legal para o cumprimento da missão institucional;
    5. Fortalecer o relacionamento e a inserção internacional do BC;
    6. Aprimorar a governança, a estrutura, a gestão e a comunicação interna da Instituição.


Planejamento Institucional e sua Integração com o Planejamento Governamental - Plano Plurianual (PPA)

 

O Plano Plurianual (PPA), instituído pela Constituição Federal de 1988 (artigo 165, parágrafo 1º), estrutura o processo de planejamento governamental e o articula ao processo orçamentário (mais especificamente, ao Orçamento-Geral da União - Lei Orçamentária Anual). O PPA define orientações estratégicas, desafios, objetivos e diretrizes para a ação governamental num horizonte de tempo de quatro anos. No PPA 2016-2019, o Banco Central do Brasil participa de um Programa Temático, dois Programas de Gestão e três Operações Especiais.