Logomarca BCB

Procedimentos operacionais

 
Procedimentos operacionais para o destinatário
Escolher uma instituição financeira brasileira habilitada a operar no SML.
Contratar, com o remetente argentino, a exportação em reais (BRL).
Informar, ao remetente argentino, os dados de sua conta-corrente - na instituição financeira brasileira habilitada - para crédito do pagamento:

O crédito referente ao pagamento ocorrerá para a instituição financeira escolhida no segundo dia útil (D+2) após o registro da operação pelo remetente argentino, considerados os dias simultaneamente úteis no Brasil e na Argentina. O valor creditado será igual ao montante registrado pelo remetente argentino em sua instituição financeira.

O remetente pagará à instituição financeira em reais. A taxa de conversão de reais para pesos argentinos poderá ser livremente contratada entre o remetente e a instituição financeira.

Procedimentos operacionais para o remetente
Escolher uma instituição financeira brasileira habilitada a operar no SML.
Contratar, com o destinatário argentino, a importação em pesos argentinos (ARS).
Solicitar, ao destinatário argentino, os dados de sua conta-corrente - em uma instituição financeira argentina habilitada a operar no SML - para crédito do pagamento:
Dirigir-se, no dia em que deva ser efetuado o pagamento, à instituição financeira escolhida para registrar a operação no SML. A operação será registrada em pesos argentinos.

O remetente pagará à instituição financeira em reais. A taxa de conversão de reais para pesos argentino poderá ser livremente contratada entre o remetente e a instituição financeira.

O BCB fará a cobrança da operação à instituição financeira no valor em pesos argentinos convertidos pela Taxa SML, divulgada ao final do dia pelo próprio BCB.
O crédito referente a ordem de pagamento ocorrerá para a instituição financeira do destinatário argentino no segundo dia útil (D+2) após o registro da operação, considerados os dias simultaneamente úteis no Brasil e na Argentina. O valor creditado será igual ao montante registrado na operação pelo remetente brasileiro em pesos argentinos.

 

| Procedimentos operacionais| Taxa SML | Instituições autorizadas| Feriados locais