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Ouvidoria dos bancos

As ouvidorias dos bancos foram criadas, por determinação do Banco Central, para, dentre outras atribuições, receber e tratar as reclamações de seus clientes e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas agências ou pelos serviços de atendimento telefônico ou eletrônico mantidos pelos bancos.

As ouvidorias dos bancos não substituem os canais convencionais de atendimento. Ao contrário, existem para tratar questões dos clientes e usuários que já tiverem recorrido às agências e aos serviços de atendimento complementar do banco e que, por não se sentirem satisfeitos com o resultado de suas reclamações, desejarem uma revisão do caso.

Por isso, em caso de problemas com o banco, é fundamental que o cliente ou usuário procure primeiramente a agência responsável por seu atendimento e busque a solução de seu problema com o responsável por sua conta ou mesmo pela agência. Caso não seja possível, pode-se recorrer aos serviços de atendimento ao consumidor que os bancos oferecem por telefone e pela internet.

Se as tentativas de solução pelos canais indicados acima não funcionarem, é hora de se buscar a ouvidoria do banco. Acesse a lista das ouvidorias dos bancos, com os nomes dos ouvidores e com os canais de contato das ouvidorias.