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Como funciona

 

A Ouvidoria do Banco Central do Brasil, localizada no Edifício-Sede, em Brasília, exerce sua função em todo o território nacional, em virtude da competência legal da Instituição. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e 14h às 18h30.

A atuação da Ouvidoria do Banco Central do Brasil pressupõe as seguintes etapas:

  • receber as manifestações do cidadão sobre os serviços prestados pelo Banco Central;
  • encaminhar as manifestações para a apreciação das áreas responsáveis pelo assunto;
  • acompanhar as providências e buscar possíveis soluções;
  • responder ao cidadão com clareza e objetividade;
  • recomendar mudanças de procedimentos internos e adequações de normas e serviços.

Conforme a Instrução Normativa nº 1, de 5 de novembro de 2014, da Ouvidoria-Geral da União, o prazo de resposta ao cidadão é de vinte dias, prorrogáveis por mais dez.  Mas nosso esforço está direcionado para que a sua manifestação seja respondida em até cinco dias úteis (ou sete dias corridos), contados a partir do dia útil seguinte à data do registro.