Logomarca BCB

Convergência das Normas Contábeis do SFN às Normas Internacionais

 

Esta página tem por objetivo divulgar as ações e estudos desenvolvidos pelo Departamento de Normas do Sistema Financeiro no âmbito do processo de convergência de que trata o Comunicado 14.259, de 10 de março de 2006. O Comunicado 14.259 divulga procedimentos para a convergência das normas de contabilidade e auditoria aplicáveis às instituições financeiras e às demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil com as normas internacionais promulgadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e pela International Federation of Accountants (IFAC)

O primeiro conjunto de informações é composto pelos diagnósticos procedentes da análise das normas de contabilidade consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF) frente aos padrões internacionais de divulgação financeira (IFRS) promulgados pelo IASB. Referida análise teve por base as normas existentes em julho/2007.

Além dos diagnósticos, é divulgado o Comunicado 16.669, de 20 de março de 2008, que comunica procedimentos para a adequação das normas de contabilidade e auditoria aplicáveis às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil às disposições constantes da Lei nº 11.638, de 31 de dezembro de 2007.

Por último, há divulgação do histórico de atualizações das divergências observadas nas normas do COSIF durante a fase de elaboração dos diagnósticos e das adequações às disposições contidas na Lei 11.638/2007.

Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato com o Denor por meio do seguinte endereço eletrônico: convergencia.denor@bcb.gov.br

Acesso aos documentos da Convergência