Logomarca BCB

Introdução

BC Correio - Introdução


 

O que é o BC Correio

O BC Correio, sistema de correio eletrônico do Banco Central, foi implantado em 16 de janeiro de 2012 em substituição ao Correio Eletrônico do Sisbacen. Desde essa data todas as mensagens e todos os atos normativos passaram a ser transmitidos pelo BC Correio. Esse novo sistema foi projetado para oferecer facilidades que proporcionem maior usabilidade ao usuário, características de sistemas Web. Ele possui interface mais amigável e dispõe de recursos para formatar texto, copiar e colar informações, ordenar consultas, entre outros. 

Como acessar

Os usuários que já são cadastrados no Correio Eletrônico do Sisbacen podem acessar as mesmas funcionalidades no sistema sem necessidade de novo cadastro. No entanto, para acesso ao BC Correio em ambiente de homologação (HOMOLOGA), eventuais manutenções nos cadastros dos usuários podem ser necessárias, já que não há espelhamento automático dos dados desse ambiente a partir do ambiente de Produção.

O gerenciamento de usuários e transações deve ser realizado pelo máster da unidade no ambiente de homologação (HOMOLOGA). Caso não haja nenhum máster habilitado nesse ambiente, sua reabilitação de senha deve ser solicitada segundo instruções disponíveis na página http://www.bcb.gov.br/?REABSENHAS

Informações adicionais

  -   As instituições financeiras podem configurar suas próprias aplicações para acessar o BC Correio. Para isso, estão disponíveis, no sistema, funcionalidades de consulta, leitura e transmissão de correios eletrônicos por meio de Web Service. As informações necessárias para utilização dessas funcionalidades estão disponíveis na página http://www.bcb.gov.br/?BCCORWEBS.

  -   Os correios eletrônicos do tipo mensagem transmitidos anteriormente à data de implantação do BC Correio somente estão disponíveis no anterior Correio Eletrônico do Sisbacen (Transações PMSG800 ou PMSG830). Já os normativos do Banco Central, por sua vez, podem ser visualizados pelo BC Correio, independentemente da data de transmissão.